BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 24 de março de 2010

2º Encontro com a Cerci Mira

  No dia 10 de Março fizemos uma visita à Cerci Mira com o intuito de conhecer as instalações. Fomos recebidos pela Sra. Marinela que nos mostrou um filme sobre os 25anos da instituição.   Logo de seguida fomos visitar os vários espaços da instituição, entrando em contacto com alguns utentes, assim percebemos como é o seu dia-a-dia.
  A Cerci Mira também é dividida em 4 sectores:

- CAO (Centro de Actividades Ocupacionais)-destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, portadores de deficiência, residentes nos Concelhos de Mira e Cantanhede e na parte Noroeste do Concelho de Cantanhede. Tem como objectivos promover a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos, promover e desenvolver o exercício da cidadania e desenvolver aptidões que permitam a ocupação útil do indivíduo, no Centro ou na Comunidade.
As principais actividades realizadas por este centro são: os têxteis, agro-pecuária, reciclagem de papel, madeiras, encáustica, entre outras.

- CE (Centro Educacional) - é uma estrutura interna que apoia crianças e jovens com necessidades educativas especiais entre os seis e os dezoito anos de idade nas áreas de apoio académico, desenvolvimento cognitivo, actividades ocupacionais, psicotricidade, estimulação sensorial, socialização, independência pessoal e comunicação. É constituído por 13 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos e por 8 técnicos (3 professores, 3 auxiliares, psicóloga e fisioterapeuta). Os alunos estão distribuídos por 3 turmas consoante o seu grau de deficiência, as suas necessidades e capacidades.Este Centro tem como objectivos criar actividades e estratégias adequadas aos alunos, minimizando as suas limitações e comportamentos desajustados; desenvolver e estimular as suas capacidades cognitivas e promover a integração destas crianças na sociedade.

- CFP (Centro de Formação Profissional) - proporciona uma resposta às necessidades de qualificação e integração sócio-profissional do seu público-alvo, única no âmbito geográfico de atendimento do Centro (Mira, Vagos e Noroeste de Cantanhede).

- UR  (Unidade Residencial) - esta unidade está a ser criada neste momento. Visa o acolhimento/colocação e atendimento da pessoa com deficiência mental ou multideficiência, em situação de risco/exclusão social. Destina-se a portadores de deficiência mental ou multideficiência; idade igual ou superior a 16 anos e ausência permanente ou temporária da rede de suporte (por morte, doença e/ou incapacidade dos progenitores, familiares ou outros).

:-)

quarta-feira, 17 de março de 2010

2º Encontro com a Cerci Águeda


No dia 4 de Março partimos rumo à Cerci Águeda com o intuito de conhecer as instalações e ter o primeiro contacto com os utentes. Quando lá chegamos fomos muito bem recebidos pela professora Maria Manuel que se mostrou disponível para nos mostrar as instalações e pudermos ter um primeiro contacto com os utentes.
A instituição é dividida em 4 sectores:
-CFE (Centro de Formação Educacional)- é uma estrutura vocacionada para o desenvolvimento de Programas de Orientação Profissional, Formação Profissional e Emprego, especialmente destinados a pessoas com deficiência ou outros problemas no domínio da inserção socioprofissional. Os cursos existentes são: Auxiliar de Serviços Gerais, Carpintaria, Cerâmica, Confecção/Costura, Hortofloricultura, Jardinagem, Práticas Administrativas, Restauração, Serralharia .


-UE (Unidade Educativa) promove o desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos e a sua integração social. Os alunos que frequentam esta unidade adquirem equivalência ao 9ºano de escolaridade. É importante realçar que esta unidade está em redução. Presta apoio individualizado e personalizado, de acordo com as suas capacidades e características específicas, proporcionando experiências diversificadas e enriquecedoras, abrangendo as seguintes áreas de desenvolvimento:
   • Independência pessoal
   • Comunicação
   • Motricidade
   • Socialização
   • Académica
   • Tempos Livres e lazer
   • Vocacional/Ocupacional


-UR (Unidade Residencial) - Acolhimento/colocação e atendimento da pessoa com deficiência mental ou multideficiência, em situação de risco/exclusão social. Destina-se a portadores de deficiência mental ou multideficiência; idade igual ou superior a 16 anos e ausência permanente ou temporária da rede de suporte (por morte, doença e/ou incapacidade dos progenitores, familiares ou outros).


-CAO (Centro de Actividades Ocupacionais)- destinam-se a pessoas com deficiência grave, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma actividade produtiva. As principais actividades realizadas por este centro são: Montagem, Prestação de Serviços, Salas de Actividades Ocupacionais, Tecelagem, Boccia, Expressão Criativa, Expressão Musical, Expressão Plástica, Fanfarra “Zabumbar”, Informática, Malabares, Piscina, Rancho “Saltatio”, Snoezelen, arTErapia, Ballet, Hidroterapia, Hip Hop, Hipoterapia, Natação e Ténis.
O nosso grupo mostrou grande apreço pela sala de Snoozlen, onde os utentes têm momentos de relaxamento e de estimulação sensorial.
Contactamos com pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências, como o sindrome de Down e Autismo.
Visitámos os diferentes sectores e descobrimos que o CAO é o sector que se adequa melhor ao tipo de actividades que iremos desenvolver.
:-)

1º Encontro com a Cerci Mira

No passado dia 24 de Fevereiro realizamos a nossa primeira visita à Cerci Mira.
Fomos recebidos pela Directora do centro,  Lúcia Gomes.
Com ela iniciamos um diálogo sobre a origem e constituição da instituição, marcamos também um novo encontro para a visita das instalações.